sexta-feira, 3 de junho de 2016

MORADORES DE CALAMA E DEMARCAÇÃO RECLAMAM DO ABANDONO E PEDEM AJUDA AO DEPUTADO RIBAMAR

Abandono e pedido de ajuda foram as palavras mais pronunciadas pelos moradores em dois encontros realizados pelo deputado estadual Ribamar Araújo com as comunidades dos distritos de Calama e Demarcação no último final de semana (27 e 28 /05/2016). Os moradores reclamam de quase tudo, que apesar de existir no papel, como determina a lei, não funciona como deveria. Entre as maiores dificuldades enfrentadas por eles estão à falta de médico, remédios e o deslocamento dos pacientes até a sede do município; fragilidade na segurança; precariedade nas escolas, tanto estadual, como nas municipais; apoio aos agricultores; além de tudo isso, depois das grandes enchentes sofridas pela população, agora muitos têm medo e querem mudar para outro local mais alto e seguro, mesmo tendo de deixar parte importante de sua história para trás.
Acompanhado dos moradores Amarildo e Antônio o deputado Ribamar circulou pela comunidade e conferiu de perto (“in loco”) várias das dificuldades relatadas pela população nos encontros e em conversas realizadas durante os dois dias que passou nas duas localidades. A saúde, talvez, seja a que mais preocupa, uma vez que o contrato da médica do Mais Médico – programa do governo federal - encerrou e até agora não foi encontrada outra solução. A situação da saúde se complica ainda mais com a falta de remédio (em quantidade muito inferior a necessidade) e o transporte de doentes até Porto Velho ou a cidade vizinha de Humaitá, mais perto da localidade, para tratamento de especialidades.
O deputado também ouviu inúmeros relatos da insegurança que as duais localidades têm sofrido nos últimos tempos. O contingente policial, além de insuficiente, não dispõe de condução para realizar as diligências, principalmente as feitas em terra firme. Até mesmo, as drogas, problema comum nas grandes cidades, tem tirado o sono dos moradores. Eles questionam o aparelho policial. Se só se chega de barco, por que é tão fácil adquirir este produto nocivo nos distritos?


“Lamento, mas como deputado estadual pouco posso fazer. Quase todas as reinvindicações são de obrigações do estado ou do município”, disse o deputado Ribamar. Entretanto, ele afirmou que assim que retornasse iria informar e cobrar providências a todas as autoridades locais dos problemas e solicitações feitas pela comunidade. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário